A Agência de Fiscalização de Fortaleza e a Guarda Municipal irão atuar, neste fim de semana (08 e 09/05), no sentido de coibir aglomerações no comércio e em restaurantes em virtude do dia das mães. Por conta do avanço da reabertura econômica com o decreto municipal Nº 17.033, a Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Por isso, é preciso estar atento aos horários de funcionamento e ao limite de capacidade permitida a cada tipo de estabelecimento. O comércio de rua, os restaurantes e barracas de praia seguem funcionando de 10h às 16h durante a semana e poderão abrir das 10h às 15h aos sábados e domingos. Já os shoppings abrirão das 12h às 18h na semana e de 12h às 17h nos finais de semana, incluindo as praças de alimentação.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, é esperado um maior fluxo de pessoas no comércio, principalmente no sábado (08/05). A recomendação é de que as pessoas possam adquirir seus presentes de dia das mães antecipadamente ainda nesta quinta (06/05) ou na sexta-feira (07/05), para reduzir o fluxo no fim de semana.

Além disso, os restaurantes também só podem acolher 40% da capacidade e cada mesa só pode receber, no máximo, seis pessoas. “Para o tradicional almoço em família, agende antecipadamente. Também estão proibidas as filas do lado de fora dos restaurantes aguardando vagar uma mesa. Esta precisa ser uma situação de cuidado extremo, sabemos que o Dia das Mães é uma data importantíssima para o comércio, a segunda maior depois do Natal, mas mais importante é a vida de nossas famílias”, reforçou.

O isolamento social rígido continua mantido com toque de recolher entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e de 19h às 5h aos sábados e domingos.

A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.

Balanço

A Agefis realizou 384 fiscalizações e 23 autuações no protocolo de prevenção à Covid-19 de segunda a quarta-feira (03 a 05/05). Nas ações de combate a aglomerações, foram 16 atividades ou eventos encerrados, uma feira irregular encerrada e cinco estabelecimentos interditados por descumprimento às medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

“A Agefis, a Guarda Municipal e os outros órgãos envolvidos no enfrentamento da pandemia prezam pela orientação, pela informação e pela sensibilização. É feita a autuação posteriormente, quando é verificado que o estabelecimento está descumprindo o decreto de isolamento social”, destacou a superintendente da Agefis, Laura Jucá.

Fiscalização integrada

As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Denúncias

Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.