Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, inaugurou, nesta quarta-feira (27/10), a operação do Terminal Aberto da Washington Soares, no bairro Alagadiço Novo. O novo equipamento do Sistema de Transporte Público visa ampliar o serviço na Capital, permitindo otimizar as integrações, reduzir os trajetos e o tempo de viagem, além de oferecer maior conforto e segurança aos usuários que circulam pelos bairros José de Alencar, Cambeba, Messejana, Curió e adjacências.

A integração no novo espaço será realizada somente por meio de cartões, como Bilhete Único ou carteira estudantil com créditos. A localização estratégica do novo terminal, em um ponto intermediário entre os terminais de Messejana e Papicu, permite a melhor capilarização das linhas locais por meio da integração temporal por Bilhete Único, em que se pode pegar quantas linhas quiser, no intervalo de duas horas, pagando apenas uma tarifa.

Assim, é possível o passageiro planejar suas viagens sem a necessidade de deslocamento até os terminais maiores.

“É um terminal aberto, com plataformas do lado direito e do lado esquerdo da avenida, integradas por uma passarela. Os trabalhadores dos bairros circunvizinhos agora terão oportunidade de fazer um trajeto mais curto, podendo sair um pouco mais tarde de casa e chegar um pouco mais cedo. É mais um equipamento para a mobilidade urbana de Fortaleza”, enfatizou o prefeito.

Sarto também destacou o investimento que o Município tem feito para assegurar o valor da passagem de ônibus. “Lembrando que estamos há três anos sem aumento da tarifa pública de transporte. Para isso, este ano, a Prefeitura já investiu R$ 48 milhões no setor. Faz parte do nosso desafio de melhorar a qualidade do transporte público de Fortaleza”, reforçou.

O novo espaço conta com nove linhas nas quatro plataformas cobertas no sentido leste e oeste da avenida (veja relação abaixo). Em média, inicialmente, serão realizadas 365 viagens por dia e devem trafegar um total de 29 ônibus/hora. Serão contemplados 60 mil passageiros/dia do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Fortaleza que transitam em toda a Avenida Washington Soares.

A fim de garantir a segurança viária, foram instalados gradis entre as plataformas, direcionando os usuários para as faixas de pedestres. Além disso, os terminais são interligados por uma passarela sobre a Avenida Washington Soares.

Linhas que operam no novo Terminal Aberto Washington Soares:
053 – Messejana/Papicu/Washington Soares
055 – Corujão/Grande Circular I
056 – Corujão/Grande Circular II
609 – Cidade Func/Sítio São José
649 – Cidade Func/Sítio São José/CMR
663 – Gereberaba/Messejana
686 – Conjunto São Bernardo
703 – Paupina/Pici
712 – Conjunto Palmeiras/Papicu

Linhas que param no lado externo do Terminal Aberto Washington Soares:
050 – Siqueira Papicu/Washington Soares
051 – Grande Circular 1
052 – Grande Circular 2
686 – Conjunto São Bernardo (sentido bairro – terminal Messejana)