A Prefeitura de Fortaleza ampliou o sistema de videomonitoramento da Cidade com a instalação de 144 câmeras de segurança na avenida Beira-Mar, no trecho que vai do Mercado dos Peixes à Ponte dos Ingleses. Por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), os novos equipamentos foram distribuídos em pontos estratégicos da avenida e, agora, integram o sistema de mais de 550 câmeras monitoradas 24 horas pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), que já vem sendo operado em outros bairros.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, a iniciativa contribuirá para proporcionar mais segurança aos fortalezenses e turistas. “Com a Central de Videomonitoramento, a Guarda Municipal atenderá ainda melhor a população, reforçando a segurança da Beira-Mar de todos e de todas, esse equipamento fundamental para o turismo e desenvolvimento econômico da nossa Cidade”, afirmou.

O projeto da Prefeitura para a área inclui, ainda, a construção de duas Células de Proteção Comunitária. O secretário da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, enfatiza que a Beira-Mar é muito mais do que o cartão postal de Fortaleza.

“A Beira-Mar é o lugar onde o turista se encontra com o fortalezense, com o morador. É um equipamento que abrange e atende a todos, por isso, a Prefeitura de Fortaleza está disponibilizando esta Central de videomonitoramento, em que câmeras operam para ajudar na segurança desse local tão importante para os fortalezenses. É o olhar eletrônico e a tecnologia aliados ao preparo da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), de forma a levar segurança para todos frequentadores”, afirmou o secretário.

O videomonitoramento auxilia no combate a pequenos delitos, na prevenção ao aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico e uso de droga, e proporciona uma maior sensação de segurança e efetividade nas ações preventivas e ostensivas, através do uso de tecnologia de ponta e equipamentos de última geração. Atualmente, a central videomonitoramento da Beira-Mar funciona em um container, mas em breve, será transferida para uma estrutura permanente, que está em construção.