Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta sexta-feira (18/09), nos bairros Itaperi, Montese e Damas, a operação de mais quatro novas estações do Bicicletar. Com a iniciativa, Fortaleza agora conta com 166 estações do sistema de bicicleta compartilhada, o que é mais que o dobro de estações disponíveis até o final de 2019, permitindo mais alternativas de deslocamento sustentável para o uso da população em mais bairros da capital.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o Bicicletar está expandindo o sistema de compartilhamento de bicicletas para novas regiões da cidade, tornando-se o maior sistema de bicicleta compartilhada do Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em números absolutos, atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, este novo modelo está ampliando, modernizando e trazendo mais conforto ao sistema, com estações maiores e oferecendo mais vagas para as bicicletas, dentre outras melhorias.

As novas estações fazem parte da expansão do sistema que está chegando a bairros das Regionais II, III, IV e VI, como Mucuripe, Luciano Cavalcante, Bela Vista, Parquelândia, Panamericano, Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Damas, Itaperi, Serrinha, Itaoca, Demócrito Rocha, Vila União, Montese, Parreão, Messejana, Paupina, Edson Queiroz, Jardim das Oliveiras, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parque Manibura, Parque Iracema e Cambeba.

De janeiro deste ano até agora, já foram implantadas 86 das 130 novas estações previstas até o final de 2020, quando o sistema passará a contar com um total de 210 estações, o que representará uma ampliação em mais de 160%.