A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quinta-feira (15/04), a implantação de uma nova faixa exclusiva para ônibus na Avenida General Osório de Paiva. Com 11,4km de extensão, a faixa exclusiva terá início na Rua Raimundo Neri, no bairro Siqueira, até o 4º Anel Viário, no bairro Canindezinho. Diariamente, 47 linhas de ônibus trafegam pela via, com 106 ônibus/hora, beneficiando aproximadamente 44 mil passageiros. Com o objetivo de dar prioridade a quem usa o transporte público, a faixa exclusiva vai interligar os bairros Siqueira e Mondubim, oferecendo ganho de tempo de viagem aos passageiros.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) está renovando também toda a sinalização horizontal e vertical da avenida. Quando estiver concluída, a nova faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, de 5h às 21h, e aos sábados, de 5h às 16h. Além da faixa exclusiva da Av. General Osório de Paiva, esse trecho passará a ter velocidade regulamentada em 50 km/h, dando continuidade ao novo limite de velocidade já em operação na via, no trecho entre as Avenidas Gomes Brasil e Perimetral desde agosto de 2018.

Os condutores terão seis meses para se adaptarem à mudança da velocidade para 50 km/h no trecho, sem aplicação de autuação. “Enquanto isso, continuaremos monitorando o comportamento do fluxo, reforçando as sinalizações necessárias e fiscalizando demais condutas inadequadas, como, por exemplo, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre”, esclarece a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

Já consolidadas em Fortaleza, as faixas exclusivas para os coletivos saltaram de 3,3km, em 2013, para 116,1 km, em 2021, um crescimento de 35 vezes em relação à extensão original. A expectativa é que haja um aumento inicial de 40% na velocidade dos coletivos, tornando as viagens mais rápidas.