Foto: Natinho Rodrigues / SMV

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) prorrogou o prazo de validade das carteiras estudantis 2020 até o dia 30 de junho de 2021. Com isso, os estudantes continuam usufruindo da tarifa estudantil no transporte coletivo normalmente. Em 2021, já foram realizadas 174.752 solicitações de carteiras de estudantes, entre alunos da rede pública e particular.

Com as medidas de isolamento social de combate ao coronavírus e para não gerar aglomeração, a Etufor recomenda que seja dado preferência ao atendimento de forma virtual. Para isso, foi disponibilizada uma plataforma on-line http://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br. Os interessados em solicitar a carteira estudantil devem enviar os documentos e aguardar a validação dos mesmos por e-mail, bem como solicitar a confirmação da matrícula pela instituição de ensino. Em seguida, todos serão informados sobre a entrega da carteira nas suas respectivas instituições de ensino. Por meio da plataforma, os estudantes podem ainda realizar ou atualizar a biometria facial.

Os estudantes da rede particular que já realizaram a solicitação on-line devem pedir à sua instituição de ensino que faça a confirmação de matrícula após o pagamento do boleto. Somente após a confirmação das matrículas, as carteiras de estudantes serão desbloqueadas pela Etufor e entregues às entidades estudantis para distribuição segura dos documentos.

A Etufor também disponibiliza o atendimento presencial, mediante agendamento, nas unidades dos shopping RioMar Kennedy e Aldeota, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Na sede da Etufor, será disponibilizado o atendimento de 8h às 16h30, também por agendamento que pode ser feito no site http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br. Entre os serviços oferecidos nas unidades, estão carteira de estudante (1ª ou 2ª via e biometria facial), Bilhete Único, Bilhetinho e solicitação de gratuidade para pessoa com deficiência. Os usuários que desejam solicitar o cartão do idoso também podem dirigir-se aos postos a partir desta segunda-feira (26/04).

Outra alternativa para os usuários buscarem os serviços da Etufor são os postos do Vapt Vupt, que retomaram o atendimento presencial e agendado, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Já os postos de Bilhete único, nos terminais Siqueira e Papicu, continuam realizando atendimento presencial das 8h às 14h.