Nesta terça-feira (2), data inicial da vacinação contra a Covid-19 na estrutura disponibilizada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no Shopping Iguatemi, foi vacinada uma média de 24 idosos por hora (até às 18h). Através do sistema drive-thru, pessoas com 75 anos ou mais já agendadas na plataforma Vacine Já da Prefeitura de Fortaleza são chamadas com horário marcado para receberem a primeira dose do imunizante. A iniciativa segue no estacionamento do Shopping (com entrada pela Avenida Sebastião de Abreu) de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com objetivo de reforçar e complementar a imunização na Capital contemplando mais de 330 pacientes por dia.

Aos 89 anos, a aposentada Silvia Barroso elogiou a ação e a organização do espaço. “Estar vacinada é uma sensação de alívio. Apesar de ser uma primeira dose, já é um começo que me deixa felicíssima”, conta orgulhosa mostrando o cartão de comprovante da dose inicial do imunizante.

Os idosos chamados para o drive-thru do Iguatemi seguem uma ordem decrescente de idade e estão todos cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, que também segue com a vacinação em outros espaços, abrangendo os públicos prioritários dessa fase inicial.

Todos os dias a Sesa disponibilizará em seu site a lista dos cadastrados confirmados para receber a vacina no drive-thru do Iguatemi. A pessoa idosa que não comparecer ao dia e horário da vacinação terá a aplicação reagendada.

Vacinômetro

O Governo do Ceará já recebeu 334.900 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac, produzida no Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e do tipo desenvolvido pela Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

As primeiras doses dos imunizantes já foram distribuídas pela Sesa aos 184 municípios cearenses por meio de rotas aéreas e terrestres para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). O andamento da vacinação em cada município e em todo o Estado pode ser acompanhado pelo Vacinômetro Covid-19 da Sesa, atualizado diariamente no endereço https://www.saude.ce.gov.br/vacinometro-covid-19/.