A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), oferta 420 vagas em nove cursos on-line neste mês de agosto. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas no site www.gastronomiasocial.org.br, nos dias 3 e 4 de agosto (ciclo 1) e 17 e 18 de agosto (ciclo 2).

As formações são baseadas em temáticas com foco em empreendedorismo em gastronomia, panificação, confeitaria e cozinha brasileira. Entre os cursos estão Administração de Custos em Alimentos e Bebidas(20h), Cozinha Brasileira (20h) e Pães com Fermentação Natural (20h). Todas as aulas serão on-line e os candidatos precisam ter disponibilidade e acesso à internet nos horários definidos em edital. Para se inscrever também é necessário ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo.

Todos os cursos podem fazer parte de um percurso formativo a ser trilhado por quem participa das aulas. Segundo Damaris Barros, coordenadora pedagógica, dentro da programação de cursos, o aluno tem a possibilidade de escolher uma área para se aprofundar, como panificação, confeitaria ou cozinha básica. “Ao optar por um dos percursos, o aluno terá acesso a um roteiro de capacitação para garantir habilidades e competências inerentes aquela função que ele pretende obter”, explica Damaris. “Alunas e alunos que passam pelas formações da Escola de Gastronomia Social podem concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, dar os primeiros passos no empreendedorismo ou mesmo aprimorar atividades já desempenhadas”, completa Selene Penaforte, superintendente da Escola.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em gastronomia social, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo. O público-alvo preferencial da escola é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

Serviço:

Cursos On-Line da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Inscrições gratuitas, on-line e por ordem de inscrição pelo site www.gastronomiasocial.org.br.
Ciclo 1 – dias 3 e 4 de agosto | Ciclo 2 – dias 17 e 18 de agosto
Edital completo disponível
Instagram: @escolagastronomiasocial. Mais informações: (85) 3248-8091.