cidade da criança
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza deu início, nesta segunda-feira (22/06), por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), às obras de revitalização da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus, no Centro da Capital.

Confira a maquete eletrônica do projeto

O pacote de obras prevê a urbanização, conservação e recuperação dos dois equipamentos públicos e teve os serviços iniciados na área interior da Cidade da Criança, com a retirada do piso antigo e, agora, passa por reforma para receber itens de acessibilidade.

O pacote de ações também prevê a completa restauração dos espaços, preservando o bem patrimonial e o meio ambiente, além de garantir o resgate turístico da área, oferecendo segurança e estrutura adequada para o lazer e o comércio local.

Cidade da Criança

Com área total de 27 mil metros quadrados, o espaço passará por reforma total, com substituição de piso, passando a contar com itens de acessibilidade, mobiliários urbanos, nova iluminação, projeto paisagístico, bem como o restauro de edificações, esculturas e monumentos históricos.

O projeto inclui, ainda, a construção de diversos novos espaços como a criação da Casa do Ciclista, que contará com bicicletário e vestiários, cafeterias, restaurantes, a construção do Memorial da Liberdade, bem como prédios para administração, para a Guarda-Municipal, Apoio ao Visitante e um circuito de ilhas pedagógicas com diversos brinquedos e espaços lúdicos instalados em toda a região do parque.

Praça Sagrado Coração de Jesus

A praça cujo nome faz referência ao grandioso Santuário Sagrado Coração de Jesus, também passará por melhorias urbanísticas, com a substituição de todo o piso existente, construção de passagens elevadas para pedestres, pavimentação com piso intertravado, nova iluminação, além de paisagismo, itens de acessibilidade e mobiliários urbanos como bancos e lixeiras.

O espaço possui cerca de 10 mil metros quadrados e receberá também um novo terminal aberto de ônibus, com novas plataformas e pavimentação, localizado na rua Solón Pinheiro, além da criação de um corredor cultural na Rua Jaime Benévolo.

Projeto

No começo do ano de 2018, a Prefeitura lançou o projeto “Você faz Fortaleza”, que coletou a opinião dos fortalezenses sobre projetos de infraestrutura para a Capital.

Nessa consulta, o local mais votado foi a Cidade da Criança e a Praça do Sagrado Coração de Jesus. No mesmo ano, após escolha do local a receber as intervenções, a Prefeitura de Fortaleza lançou o edital do Concurso de Ideias que contou com a participação de 36 inscritos, entre arquitetos e urbanistas.

A iniciativa buscou selecionar as melhores soluções arquitetônicas, paisagísticas e viárias para a requalificação da Cidade da Criança e da Praça do Sagrado Coração de Jesus, ganhadora da votação popular do “Você faz Fortaleza”.

O projeto escolhido foi o do arquiteto Carlos Yuri Nobre que, com a pontuação de 454 pontos, recebeu o prêmio de R$ 30 mil e foi contratado pela Prefeitura de Fortaleza para a prestação de serviço de elaboração do projeto básico e orçamento.

Com duração de doze meses, as obras têm investimento de aproximadamente R$ 8,4 milhões. O projeto transformará a Cidade da Criança e a praça Sagrado Coração de Jesus em espaços para uso recreativo da população, fazendo uma integração entre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o Terminal de Ônibus, com a Cidade da Criança. O projeto também irá criar espaço atrativos para ocupação comercial e cultural na região.