agefis fiscalização
Foto: Divulgação

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou 177 fiscalizações e 11 autuações no protocolo de prevenção à Covid-19 nesta semana (de 19 a 21/04). Nas mobilizações de combate às aglomerações, foram 15 atividades ou eventos encerrados, cinco feiras encerradas e cinco estabelecimentos interditados por descumprimento ao decreto de Isolamento Social. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a Prefeitura detalhou os indicadores na tarde desta quinta-feira (22/04).

 

“A fiscalização está intensificada 24 horas por dia, com toque de recolher a partir das 20h até às 5h do dia seguinte. Pedimos o apoio da população para que colabore e possamos reduzir os números no combate à Covid-19”, alerta o superintendente adjunto da Agefis, Neuvani Vasconcelos.

Isolamento Social Rígido nos fins de semana

De acordo com o decreto em vigor, o isolamento social rígido continua mantido durante os fins de semana e, todos os dias, ocorre toque de recolher entre 20h e 5h.

A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária.

“Além das ações de fiscalização que já vem acontecendo, as barreiras sanitárias são retomadas. Vamos restringir a circulação e salvar vidas”, destaca o diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, inspetor Távora.

Fiscalização integrada

As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

Denúncias sobre aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.