A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal realizaram neste fim de semana (19 a 21/03), 58 fiscalizações noturnas a estabelecimentos comerciais e logradouros públicos. Essas ações resultaram em seis autuações. Os dados foram apresentados em live na manhã desta segunda-feira pela superintendente da Agefis, Laura Jucá, e o secretário executivo da Regional 2, Rennys Frota.

 

Dentre os estabelecimentos comerciais fiscalizados, três foram interditados por descumprir as medidas de enfrentamento à Covid-19. As ações são realizadas por meio de denúncias e busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos.

“A fiscalização está nas ruas, 24 horas por dia, sete dias por semana, nos 121 bairros de Fortaleza trabalhando para que haja o cumprimento do decreto municipal de isolamento social rígido. É muito importante a conscientização de todos”, ressaltou a superintendente da Agefis, Laura Jucá.

Fiscalização no anexo do Mercado dos Peixes

Com a proximidade da Semana Santa, o comércio anexo ao Mercado dos Peixes terá ordenamento especial para viabilizar a comercialização dos pescados, obedecendo aos protocolos de prevenção ao coronavírus.

A ação é coordenada pela Secretaria Regional 2, Agefis, Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, Guarda Municipal e Polícia Militar.

“Vamos prover uma estrutura com isolamento da faixa de praia, com 40 metros protegidos por gradis e uma área lateral que não vai permitir que as pessoas façam aquele avanço sobre os barcos”, explicou o secretário executivo da Regional II, Rennys Frota.

Denúncias

A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

Denúncias sobre aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.