A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal realizaram 116 fiscalizações durante período da Semana Santa, entre os dias 01 e 04 de abril. Essas ações resultaram em 9 autuações e 5 estabelecimentos interditados por descumprimento aos decretos estadual e municipal de Isolamento Social Rígido. Os dados foram apresentados em live nesta segunda-feira (05/04) pela superintendente da Agefis, Laura Jucá, e pelo secretário municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda.

Durante o período também foram realizadas ações de combate a aglomerações, com ordenação de filas e distribuição de máscaras em peixarias e marcados de peixes. Foram realizadas também três apreensões de paredões de som, nos bairros Jacarecanga, Maraponga e José Walter.

“É muito importante lembrar que a fiscalização tem o objetivo de sensibilizar a população para que cumpram as medidas de prevenção à Covid e, assim, desacelerar os números de contaminação. O apoio da população é essencial nesse processo”, comentou Laura Jucá.

As ações de fiscalização contam com a participação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

O secretário da Segurança Cidadã reforçou o pedido para que a população permaneça em casa e só saia se realmente for necessário. “Precisamos, ainda essa semana, fazer valer todas as determinações do decreto de Isolamento Social Rígido. Todo o esforço permanece e é fundamental que a população nos ajude. Permanecem abertos os canais de denúncias para quem perceber qualquer tipo de alglomeração ou festa clandestina. Estamos preservando vidas e contamos com cada um de vocês para que possamos vencer esse vírus”, destacou coronel Holanda.