A atenção à saúde do homem ganha um novo serviço especializado nesta quinta-feira (1), em Fortaleza. O Centro de Saúde do Homem será inaugurado no Meireles, com três médicos urologistas e estrutura para realização de exames de ultrassom, biópsia prostática, cistoscopia, ampliando assim a capacidade diagnóstica do câncer de próstata, além de sala de esterilização e centro cirúrgico para realização de pequenos procedimentos. O espaço tem capacidade para receber mais de trinta pacientes por dia.

O novo Centro de Saúde do Homem absorve todo o ambulatório de urologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede pública estadual referência na atenção de alta complexidade, e os serviços do Centro de Atenção à Saúde do Homem (CASH), mantido desde a década de 90 pela Prefeitura de Fortaleza.

O Centro de Saúde do Homem passa a atender pacientes que não têm indicação de tratamento cirúrgico e a encaminhar aos serviços terciários, já com exames e avaliação pré-operatória, aqueles pacientes com indicação cirúrgica. O foco é a prevenção do câncer de próstata, com oferta de tratamento clínico da hiperplasia prostática (aumento da próstata), da disfunção erétil e do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (andropausa). A nova estrutura vai garantir mais salas para a realização dos atendimentos.

Prevenção do câncer
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Para ser atendido no Centro de Saúde do Homem, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência. Após consulta com o médico do Programa de Saúde da Família, poderá ser encaminhado ao especialista.