A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia o acesso de usuários ao Sistema Integrado de Cirurgias (SIC), disponibilizando informações de seis novos procedimentos cirúrgicos, a partir desta quarta-feira (24/10). O sistema permite o acompanhamento de forma online (via internet) de todo o processo das áreas de cirurgia geral, mastologia, coloproctologia, vascular, neurocirurgia além de cabeça e pescoço.

Para ter acesso às informações quanto ao seu procedimento o usuário deve ligar para a Central de Regulação, através dos seguintes números (85) 3452.5845 ou (85) 3433.4724, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.  Após fornecer o CPF e atualizar os dados, ele passa a ter acesso ao sistema. Caso a pessoa não seja localizada no SIC, é necessário procurar a ouvidoria do hospital que indicou o procedimento e esclarecer o motivo.

O SIC foi implementado em 2017 e unifica a base de dados das demandas de cirurgias eletivas no sistema público de Saúde e da rede conveniada instalada na Capital, permitindo que pacientes e órgãos envolvidos possam acompanhar os procedimentos instaurados. O sistema já funciona com cirurgias eletivas para ortopedia, urologia e otorrinolaringologia unificando as demandas por cirurgia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Universitário Walter Cantídio e Santa Casa da Misericórdia.

Para o gerente da Central de Regulação de Fortaleza, Mozart Rolim, a ampliação do sistema vem qualificar e tornar o acompanhamento do procedimento mais transparente para a população. “O SIC, vem garantir a transparência de todo o processo, obedecendo a critérios clínicos, permitindo assim ao usuário o acompanhamento de sua demanda até a cirurgia, qualificando dessa forma todas as etapas”, destacou Mozart.

O sistema compõe uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará, Justiça Federal, Ministério Público Estadual e Federal além da Defensoria Pública da União e do Estado.

Acesse aqui para acessar o sistema no portal da Prefeitura de Fortaleza.