Foto: Reprodução

A capital recebe no dia 25 de novembro a 5ª edição do Ironman Fortaleza. Com o ponto de partida alterado, pela primeira vez a Praia de Iracema será o local de largada da prova.

Com a alteração, todo o percurso da corrida passa a acontecer na Avenida Beira Mar. A natação, que anteriormente acontecia na praia do Marina Park Hotel, ficará entre os espigões da João Cordeiro e Rui Barbosa. O ciclismo não sofre alteração, com percurso seguindo até o município de São Gonçalo.

“A Praia de Iracema, que já é palco de grandes eventos como o Reveillon, São João e tantos outros, agora recebe o Ironman. Acredito que essa mudança fará com que a cidade viva mais e respire a competição. Serão quatro dias de evento, já que antes da prova acontecem o bike checking, a feira Expo e a pintura dos atletas. A prova ainda ficará em um local mais estratégico, tanto para quem quer acompanhar, quanto para os turistas, próxima a zona hoteleira.”, destacou o secretário executivo do Turismo, Erick Vasconcelos.

As quatro edições anteriores aconteceram no Marina Park Hotel e reuniu por edição, cerca de mil competidores.

A prova, que tem como desafio 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, movimenta cerca de R$ 12 milhões na economia local e atrai mais de 10 mil turistas, entre competidores e acompanhantes.

Em 2017, o circuito trouxe como novidade a categoria revezamento, dividida por três atletas, além do Ironkids, uma competição que busca incentivar a prática de esportes para crianças.

O Ironman é organizado pela Unlimited Sports, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), e do Governo do Estado do Ceará.

A etapa 70.3 em Fortaleza garante 30 vagas para o Mundial Ironman 70.3 2019, programado para a cidade de Nice, na França.