O Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira, 23, o projeto Futpaz nas Areninhas. Por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Camilo Santana lançou a iniciativa em parceria com os clubes de futebol Ceará, Fortaleza e Ferroviário, com objetivo de fomentar a prática esportiva, buscando jovens promissores.

O projeto terá duração de dez meses e vai beneficiar 2.400 crianças com idade de 7 a 12 anos, em 24 núcleos instalados em areninhas esportivas a serem definidas na Capital. Cada um dos núcleos será formado por um professor de Educação Física ou um monitor esportivo de futebol (ex-atleta) e contará também com supervisor de núcleo, coordenador pedagógico e coordenador geral.

As atividades terão início no dia 16 de agosto e serão desenvolvidas por meio de jogos pré-desportivos, exercícios específicos e jogo formal, visando o aprendizado e aperfeiçoamento da modalidade. Há, ainda, a possibilidade de aulas ministradas com os ídolos dos clubes, que são grandes referências para a juventude. As pré-inscrições para o projeto já estão abertas no site: www.esporte.ce.gov.br/futpaz. e vão até 6 de agosto. A confirmação das inscrições será feita de 6 a 13 de agosto.

“A ideia é que a gente possa, juntamente com Ceará, Fortaleza e Ferroviário, promover o acesso de crianças e jovens ao esporte, descobrir talentos e proteger, para mostrar que o futebol é de paz. É uma forma de garantir que essa meninada esteja nas Areninhas, acompanhada por monitores. Também vamos envolver ídolos do futebol cearenses”, afirmou Camilo.

O lançamento contou com a presença do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, e dos presidentes dos clubes, Robinson de Castro (Ceará), Marcelo Paz (Fortaleza) e Newton Pereira (Ferroviário).