Foto: Reprodução

A seleção brasileira enfrentará as equipes de Suíça, Costa Rica e Sérvia na fase de grupos da Copa do Mundo de 2018, após sorteio realizado nesta sexta-feira, em Moscou. A estreia do Brasil no Grupo E será contra os suíços, no dia 17 de junho, em Rostov, e as partidas seguintes serão diante de Costa Rica, no dia 22, em Kaliningrado, e Sérvia, dia 27, em Níjni Novgorod.

“Mais do que avaliação do grupo, sempre tenho em mente a evolução e consolidação da equipe. São adversários de nível e por isso estão aqui. Se compararmos com as equipes que ficaram de fora, só por isso você já tem a dimensão de quem está classificado”, disse Tite, treinador da seleção.

A Suíça é 8ª colocada no ranking da Fifa e ficou em segundo lugar nas eliminatórias europeias, atrás de Portugal. Já a Costa Rica é 26ª colocada no ranking e teve como melhor resultado em Mundiais as quartas de final na Copa de 2014, no Brasil.

O Brasil fecha sua participação no grupo diante da Sérvia, 37ª no ranking, que havia sido sorteada para o grupo B, de Portugal e Espanha, mas foi realocada para a chave da seleção brasileira, porque o grupo encabeçado pelo Brasil ainda não tinha dois times europeus.

“A grosso modo está muito bem distribuído. O próprio ranking faz isso. Os jogos terão um grau de dificuldade alto, trata-se de um Mundial. Mas qualquer que fossem os grupos, a nossa busca por fazer o melhor é indiferente”, completou.

Veja os grupos: 
Grupo A: Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai
Grupo B: Portugal, Espanha, Marrocos e Irã
Grupo C: França, Austrália, Peru e Dinamarca
Grupo D: Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria
Grupo E: Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia
Grupo F: Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul
Grupo G: Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra
Grupo H: Polônia, Senegal, Colômbia e Japão