A Aeronáutica divulgou o edital de concurso que ofertará 180 vagas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). As inscrições serão feitas entre 18 de abril e 8 de maio.

Serão 160 vagas para candidatos do sexo masculino e 20 do feminino. É necessário ter nível fundamental completo e idade entre 15 e 18 anos até 31 de dezembro de 2019, ano de início do treinamento.

Para realizar a inscrição é necessário preencher um formulário disponível no site da Aeronáutica. O valor da taxa de participação é de R$ 60.

Processo Seletivo

A seleção será divida em cinco etapas. A primeira será realizada dia 8 de julho e os participantes irão fazer provas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redigir uma redação.

Haverá aplicação em Belém/PA, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.

Nas demais fases, os concorrentes passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental, entre setembro de 2018 e janeiro de 2019.

Com duração de três anos, o curso é ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), em Barbacena/MG. O treinamento destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

Durante o CPCAR, os recrutas estudantes receberão alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária, além de remuneração inicial de R$ 1.044.