cursoweb Educação
Foto: Divulgação

A Vila das Artes, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Núcleo de Produção Digital (NPD) da Escola Pública de Audiovisual realiza o curso Sinfonia de uma Cidade, a ser ministrado pelo roteirista, realizador e produtor espanhol Pablo Arellano. A formação acontece de 29 de agosto a 16 de setembro, de segunda a sexta, de 18h30 às 21h, na Vila das Artes.

As inscrições começam dia 12 a 23 de agosto no endereço: Clique Aqui. Podem participar estudantes e pessoas envolvidas com audiovisual.

Sinfonia de uma Cidade é um curso teórico-prático que visa explorar o cine-ensaio, com um olhar experimental, poético e pessoal de Fortaleza. Objetiva criar uma base teórica e referencial para que os alunos possam dar continuidade às suas buscas pessoais uma vez finalizadas as aulas. Em sua etapa prática, a formação possibilitará a realização de filmes curtos, partindo de propostas dos alunos que, depois de editados e finalizados, serão apresentados ao final do curso e passarão por um processo de avaliação pelos professores e cineastas locais convidados. Serão produzidos curtas-metragens experimentais, com duração entre dez e quinze minutos, tendo como tema central a cidade de Fortaleza.

A turma será dividida em dez duplas de alunos, que devem trazer, no início do curso, uma ideia, um projeto. Por três semanas, os participantes partirão de um estudo teórico a respeito dos distintos tipos de documentário, do cinema experimental e ensaístico, e ainda da narrativa experimental. O restante do percurso será eminentemente prático, com planejamentos e estratégias de pesquisa, criação de uma proposta estética e debate formal de um roteiro e, finalmente, a rodagem e a edição de uma peça audiovisual.

Sobre Pablo Arellano

Pablo Arellano é roteirista, realizador e produtor. Formado em Roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (Cuba) e pelo Instituto de Cinema de Madrid (Espanha). Também é graduado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Já trabalhou em mais de 25 filmes, entre curtas e longas-metragens, durante sua estadia em Espanha, Cuba e Brasil. Seus trabalhos receberam prêmios em festivais como Cannes, San Sebastian, Clermont Ferrand e Biarritz. Foi fundador e curador do Festival Ibero-americano de Curtas de Torrelodones – MiCorto (Espanha) e do Festival Solidario de Cultura El Circo de los Grillos (Madrid-Espanha). É professor de cinema, tendo já ministrado diversos workshops e seminários de roteiro em Madrid, Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Atualmente, é Professor de Educação Artística para o Centro de Altos Estudos da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), roteiriza dois longas e trabalha na distribuição de “Setembro”, curta que escreveu e dirigiu. É o curador da Mostra Competitiva de Longas e da Mostra Paralela Espanhola do Festival Ibero-Americano de Cinema – Cine Ceará 2015.

Diretores e Artistas. Filmografía do curso:

Andy Warhol

Pedro Costa

Segundo de Chomón

Armando Capó

Cao Guimaraes

Artzavad Pellechian

Johan Van der Keuken

Naomi Kawase

Alber Serra

Carlos Reygadas

Ben Russell

Ben Rivers

Verena Paravel

Lois Patinho

Mikel Zataraín

Jose Luis Guerín

Xacio Baño

David Pantaleón

Raul Perrone

Jan Svankmajer

Sergei Rybzinski

Richard Kerr

Gerrit Van Dijk

Jean Luc Godard

Farun Harocki

Wang Bing

Charles Burnett

Apichatpong Weerashetakul

Peter Greenaway

Alain Resnais

Juan Soto

Velasco Broca

Juan Daniel Molero

Gabriel Abrantes

Jan Soldat

Vitor Kossakovsky

Jonas Mekas

Lisandro Alonso

Jaime Rosales

Andrei Tarkovsky

Lav Diaz

 

Cronograma

Semana 1

Teoria e análise de exemplos

Apresentação dos projetos

Início da pesquisa

 

Semana 2

Pesquisa

Filmagem

Análise do material filmado

 

Semana 3

Roteiro de edição

Finalização

Apresentação e avaliação

 

Serviço:

Curso Sinfonia de uma Cidade

Professor: Pablo Arellano

Período: 29 de agosto a 16 de setembro, de segunda a sexta

Inscrições: 12 a 23 de agosto de 2016

Ficha de Inscrição: Clique aqui

Resultado: 26 de agosto de 2016

Horário: 18h30 às 21h

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)

Duração: 30h

Público alvo: Estudantes e pessoas envolvidas com audiovisual

Vagas: 20

Mais informações: 85 3105.1404