Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza já está atuando com 100% dos alunos matriculados na modalidade presencial, em sistema de rodízio semanal. Na última semana, a Secretaria Municipal da Educação (SME) finalizou a terceira fase do plano de retomada das aulas presenciais, com a inclusão de todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O retorno foi iniciado em setembro, de forma gradual e escalonada, no período considerado de adaptação, quando o horário de aula foi reduzido (7 às 10h e de 13 às 16h para os estudantes de tempo parcial e de 7h às 11h de tempo integral).

Neste mês de outubro, o tempo de aula foi normalizado de 7 às 11h e de 13 às 17h para os de tempo parcial, e de 7h15 às 16h para tempo integral, com intervalos para recreio. O ensino continua com rodízio semanal. Os alunos contam com aulas presenciais em uma semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.

Assim, na semana em que os estudantes não estiverem presencial na unidade escolar, receberão seu plano de estudos/propostas de vivências, quando estarão participando de interações, vivências e desenvolvendo as atividades domiciliares no contexto de sua casa, que serão propostas pelos professores da turma em parceria com as famílias.

Decreto estadual

Conforme o último Decreto do Governo do Estado, a Rede Municipal está priorizando o ensino presencial para todos os alunos, reforçando a necessidade de os estudantes estarem em sala de aula na semana em que estiverem presencial no rodízio proposto nas turmas.

Os alunos que, por razões médicas, não podem estar no ensino presencial, devem apresentar, a partir de quarta-feira (13/10), atestado ou relatório médico justificando a necessidade de permanência no sistema remoto de ensino. Durante esta semana, as unidades escolares da Rede já estão realizando o levantamento dos alunos nesta situação, assim como estabelecendo diálogos e repassando orientações aos pais sobre a medida.

Retorno seguro

Todas as etapas relacionadas às aulas presenciais, neste momento de pandemia, seguem, rigorosamente, as medidas de segurança sanitária orientadas pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e demais autoridades sanitárias, além da interlocução com a categoria profissional da educação, por meio do Sindiute e do Colegiado de Gestores Escolares.

Diálogo com a comunidade escolar

A Prefeitura, por meio da SME, também tem fortalecido o diálogo com estudantes e famílias através do acolhimento seguro, por meio do cumprimento dos protocolos de segurança e do apoio psicológico, garantindo um clima pedagógico favorável à aprendizagem e ao convívio tranquilo de todos os segmentos escolares.