foto_esporte_dezembro Educação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, oferta 5.537 vagas para cursos de formação e práticas esportivas, distribuídas na Rede Cuca. Dentre eles, fotografia, audiovisual, design gráfico, informática, violão, teclado, dança, natação, voleibol, karatê, capoeira, entre outros.

Para fazer a inscrição, é necessário ter entre 15 e 29 anos e apresentar cópias e originais de documento com foto e comprovante de residência na sala de matrícula do Cuca desejado. Os jovens menores de 18 anos, além dos documentos citados, devem apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsável (disponível na sala de matrícula) e a identidade dos mesmos.

No caso das vagas nas práticas esportivas nos três equipamentos municipais, a preferência de preenchimento é dos jovens que tiveram 75% de presença no mês anterior.

Cuca Barra

No Cuca Barra, são ofertadas 610 vagas para cursos de formação nas seguintes áreas: fotografia para iniciantes; audiovisual básico; cobertura de eventos: fotografia e vídeo; técnica Vocal para iniciantes; violão módulo II; planilha eletrônica; teatro; violão para iniciantes, informática para iniciantes, fotografia e oficina de percussão.

Na área esportiva, o Cuca Barra oferta 1.215 vagas distribuídas entre natação, triathlon, futsal, futebol de areia, basquete, voleibol, handebol, sanda/MMA, jiu-jitsu, treinamento funcional, pilates solo e bola, capoeira e muay thai.

Cuca Mondubim

No Cuca Mondubim, os jovens terão diversas oportunidades nas 310 vagas para cursos de direção para cinema; criação e manipulação de bonecos; remixando poesias; audiovisual; aprender a empreender; gestão administrativo-financeira; áudio básico; design gráfico e desvendando a cultura hip hop.

Já na área esportiva, são mais 1.320 vagas para as modalidades de natação; futebol de areia, handebol; vôlei de praia; treinamento funcional; voleibol; futvolei; basquete; triathlon; capoeira; jiu-jitsu; hidroginástica; futsal; karatê e Projeto Futsal Sesc*.

Cuca Jangurussu

O Cuca Jangurussu também apresenta cursos de formação. São 350 vagas para cursos como introdução ao design e tratamento de imagens; cobertura de eventos: fotografia e vídeo; fotografia e vídeos publicitários; produção de vídeos institucionais; canto solo e backing vocal; teclado para iniciantes; fotografia: produção de book; oficina de teatro; libras para iniciantes; treinamento físico com dança; dança pop; fotografia básica; realização audiovisual; prática em conjunto; dança afro e percussão.

No esporte, na Rede Cuca Jangurussu, são mais 1.732 vagas para natação, futebol de areia, vôlei de praia, handebol, voleibol, basquete, futsal, esportes coletivos; futsal para surdos; capoeira, muay thai, treinamento funcional, massagem desportiva; karatê, Projeto Esporte Cidadão – Judô e Projeto Futsal Sesc*.

*Cursos ofertados em parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc).

Os interessados podem se inscrever no Cuca mais próximo de sua residência, de terça a sexta-feira, das 8h às 21h, e, aos sábados, de 8h às 12h.

Serviço
Cuca Barra
Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará
Telefones: (85) 3211-4300 / 3211-4301

Cuca Mondubim
Endereço: Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim
Telefones: (85) 3499.0019 / 3499.0018 / 3499.0017

Cuca Jangurussu
Endereço: Av. Castelo de Castro com Av. Gov. Leonel Brizola
Telefones: (85) 3444.6201 / 3444.6202/ 3444.6249