A Prefeitura realiza, até o próximo dia 13/11, o período de matrículas antecipadas para alunos novatos da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Podem se matricular alunos com deficiências, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e altas habilidades ou superdotação. As matrículas ocorrem em todas as unidades municipais, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
O objetivo da matrícula antecipada para a Educação Inclusiva é identificar as necessidades educacionais específicas desses alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica. É importante destacar que, mesmo com o período de matrículas antecipadas, os alunos podem ser matriculados na Rede Municipal em qualquer período do ano.
Os responsáveis devem comparecer à unidade educacional mais próxima, portando a seguinte documentação:
– Certidão de nascimento;
– Foto 3×4;
– Número de Identidade Social (NIS) do responsável e da criança (caso possua);
– Comprovante de endereço com CEP;
– Cartão de vacinação da criança;
– RG e CPF do responsável;
– Laudo médico ou relatório pedagógico do aluno.
A ausência do laudo ou relatório não inviabiliza a matrícula, podendo o documento ser apresentado posteriormente e feito por uma unidade educacional que possua Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Vale ressaltar que, neste período de enfrentamento à pandemia da COVID, as unidades de ensino adotarão todas as medidas de segurança sanitária durante o processo de matrícula, como distanciamento, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos.
A SME destaca ainda que as próximas etapas da matrícula de alunos que pretendem ingressar na Rede Municipal em 2021 devem ser divulgadas em breve no endereço http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/.