Escola
Foto: Divulgação

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta quarta-feira (30/09), durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, que a Prefeitura de Fortaleza vai dar continuidade ao ensino remoto para os 231 mil estudantes que compõem a Rede Municipal de Ensino. Com o objetivo de apoiar e garantir a segurança sanitária de toda a comunidade escolar, neste momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação (SME) seguirá desenvolvendo um conjunto de ações estratégicas, iniciadas desde o último dia 20 de março, quando foram suspensas as aulas presenciais.

Conforme o Prefeito, a decisão está fundamentada com base em preocupações sanitárias em relação à pandemia da Covid-19. “O não retorno às aulas presenciais dará, certamente, mais segurança à saúde pública de Fortaleza. Na nossa compreensão, esta é uma ação de proteção à vida, de precaução e de prevenção de qualquer risco de uma nova circulação viral”, afirmou.

Para fortalecer a aprendizagem dos alunos e auxiliar os profissionais da Educação envolvidos no ensino remoto, a SME disponibilizará chip com pacote de 20 GB em dados. Além disso, estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV também receberão tablets. Ambos os itens funcionarão por meio de cessão, para que estudantes e profissionais possam desenvolver as atividades pedagógicas em regime domiciliar pela difusão dos meios digitais.

De acordo com a secretária de Educação, Dalila Saldanha, serão, portanto, mais de 240 mil chips, que também estes também contemplarão profissionais da área e mais de 20 mil tablets com pacote de dados. A previsão é que a entrega ocorra até o final do mês de outubro.

“Esses materiais e o acesso aos dados de internet vão contribuir tanto com os profissionais, como aos alunos e à família, que poderão ter um acesso mais regular e uma interação online contínua com as atividades que estão sendo propostas. A gente mantém a formação continuada para que os professores possam estar se preparando para o uso das tecnologias, usamos a plataforma do Google Meet e outras que vão possibilitar o ensino desses conteúdos digitais, agora com mais fácil acesso”, explicou.

A SME também manterá a entrega de kits de alimentação aos 231 mil alunos da Rede Municipal enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. A exemplo do que ocorreu nas etapas anteriores, a distribuição dos kits alimentares segue nas unidades escolares, obedecendo um cronograma, onde a direção da escola entra em contato com as famílias para informar quando os alimentos estarão disponíveis para a retirada, com medidas de segurança sanitária e higiene tomadas no processo de entrega.

No total, a Prefeitura de Fortaleza já entregou às famílias dos estudantes mais de 11.500 toneladas de alimentos e 11.088.000 unidades de ovos. O benefício é individual e assegurado para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contemplando creches conveniadas, Centros de Educação Infantil e escolas.

As ações fazem parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não”, que tem o objetivo de apoiar e contribuir com a disseminação de informações e orientações para os alunos da Rede Municipal de Ensino e seus familiares, envolvendo a comunidade escolar de uma forma geral.