plantaogramatical300x225 Educação
(Foto: Cláudia Marques/

O Plantão Gramatical, serviço oferecido pela Prefeitura de Fortaleza por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), já registrou um total de 5.335 atendimentos nos seis primeiros meses de 2016. O número ultrapassou o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.653 atendimentos.

Segundo os consultores do programa, as dúvidas mais registradas e esclarecidas nos seis primeiros meses de 2016 foram a respeito de ortografia, morfologia, sintaxe e semântica. “Por mais que se tenha a amplitude de informação e de conhecimento na internet, as pessoas ainda preferem ouvir a explicação de um professor. Elas não abrem mão de ligar para o Plantão para tirar a dúvida e ficarem seguros com a resposta. Estamos sempre pesquisando e estudando para poder aprofundar nossas respostas”, afirma a Marilene Barbosa, professora há 20 anos do programa.

O serviço, que tira dúvidas de Português, existe há 36 anos em Fortaleza e contabiliza mais de 670 mil atendimentos desde a sua fundação. A ideia foi de Agnelo Neves, hoje servidor do Imparh e presidente da instituição na época. “O objetivo era ajudar pessoas que encontram no cotidiano as dificuldades para usar a Língua Portuguesa”, conta.

O Plantão Gramatical funciona nas dependências do Imparh e conta com seis professores que atendem de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Além do telefone, a equipe de consultores também responde às dúvidas por fax e pessoalmente. Prova da qualidade do serviço prestado,  é a procura e reconhecimento de pessoas de outros estados e, até, outros países, como os Estados Unidos.

“O Plantão Gramatical é um diferencial e faz parte da história do Imparh. Nossa expectativa é que o atendimento seja superado a cada ano. Estamos sempre estudando mais novidades e ações para serem implantadas neste serviço tão importante para o cidadão de Fortaleza. Contamos com um quadro de professores qualificados, todos com mestrado ou doutorado na área e sempre preparados para atender da melhor forma quem nos procura”, afirma o presidente do Imparh, André Ramos.

Serviço:
Plantão Gramatical de Fortaleza
Telefone: (85) 3225-1979 (ligação tarifada)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h