imparh-e1466107635311 Educação A Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas, até o dia 26 de junho, para a seleção de novos alunos do Centro de Línguas Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). No total, são ofertadas 770 vagas para o semestre 2016.2 e distribuídas nos seguintes idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão. As inscrições devem ser feitas no site do Imparh.

Os interessados devem ter concluído ou estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental e ter idade mínima de 14 anos completos. Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível no site do Imparh e efetuar o pagamento do boleto no valor de R$ 60.

A seleção reserva 50% das vagas para estudantes regularmente matriculados em escolas públicas. Estes deverão apresentar uma declaração da instituição de ensino em que estudam junto a uma cópia do documento de identidade e o comprovante de inscrição e entregá-los na Diretoria de Concursos e Seleções (Dices) do Imparh, no período de 20 a 28 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

“O Centro de Línguas do Imparh tem uma tradição na nossa cidade. São 40 anos de atuação. É uma excelente oportunidade para aqueles que querem se qualificar para o mercado de trabalho ou conhecer uma nova língua”, destaca o presidente do Imparh, André Ramos.

O processo seletivo de novos alunos é feito por meio de uma prova objetiva de 40 questões, com caráter eliminatório e classificatório. A novidade deste semestre é que, para os candidatos que concorrem às vagas de Português, a prova abordará somente conhecimentos gerais. Já para os candidatos às vagas para os cursos de línguas estrangeiras (Italiano, Francês, Espanhol, Alemão e Inglês), o exame versará sobre língua portuguesa e conhecimentos gerais. A data da prova está prevista para 10 de julho de 2016.

Atualmente, o Imparh conta com cerca de 3 mil alunos matriculados em um dos sete idiomas ofertados. Ao longo do curso, os alunos matriculados pagam uma taxa por semestre. Os cursos de línguas estrangeiras do Imparh têm a duração de três anos e meio. Já o curso de Português dura dois anos e meio.