185669 Educação
Foto: Divulgação

Os vestibulandos devem ficar atentos nas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se encerram às 23h59 desta sexta-feira (19). Em uma semana, teve 3.417.104 inscritos, de acordo com as informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados em participar do exame podem se inscrever pela Internet, no site do Enem. As provas neste ano serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 82, valor que ficou mais caro em relação aos últimos anos. O prazo de pagamento vai até o dia 24 deste mês.

Segundo o edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o Ensino Médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações da Agência Brasil