escola3 Educação
Foto: Divulgação

A data para início das matrículas de alunos novatos, em Fortaleza, na rede estadual, foi prorrogada para o próximo dia 30 de janeiro. Os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. A ausência de qualquer documento, no entanto, não impedirá o atendimento. É recomendável que o aluno do ensino médio apresente também os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O interessado deverá procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência para efetivar a matrícula. Caso o limite de vagas já tenha sido preenchido, o aluno será matriculado em outro estabelecimento de ensino da rede estadual na mesma região.

Entenda as etapas 

O processo de matrícula é composto de quatro etapas. Começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. Na segunda, acontece o remanejamento de alunos entre as unidades da rede estadual. A terceira etapa é direcionada ao remanejamento externo, onde as redes estadual e municipais se organizam para atender à demanda de matrícula da rede pública. Os dois primeiros momentos já aconteceram, enquanto o terceiro está em andamento. A próxima e última fase, que começa no dia 30, é destinada aos alunos novatos, em geral, oriundos da rede particular ou de outro Estado.