concurso-ifce Educação
Foto: Divulgação
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou nesta semana o edital do processo seletivo 2017.1 para os cursos técnicos integrados dos campi de Camocim, Canindé, Crateús, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Ubajara. Ao total, são oferecidas 50 vagas. Os cursos ofertados são nas áreas de elecomunicações, Automação Industrial, Informática, Manutenção Automotiva, Agricultura, entre outros. As inscrições começam nesta quarta-feira, 8. 

Podem inscrever-se para os cursos técnicos integrados, os estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental. São cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio tradicional, planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio. Já os cursos da modalidade Concomitante são ofertados a quem está cursando o ensino médio tradicional e no contraturno irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Esse estudante só receberá o diploma de técnico mediante a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio. Os cursos Técnicos Subsequentes são também cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

 

A seleção será realizada em uma única fase, que será  a análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, quando aplicado aos cursos Técnicos Integrados e Concomitantes e, do Ensino Médio, quando aplicado aos cursos Técnicos Subsequentes. Antes de ralizar a inscrição, o candidato deverá conhecer o teor do edital, e certificar-se de que preenche todos os requisitos nele expressos. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no site a partir desta quarta-feira até as 17 horas do próximo dia 17.

 

A divulgação do resultado preliminar das inscrições está prevista para o dia 3 de abril. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 10 do mesmo mês. Para mais detalhes sobre prazos, procedimentos e a documentação exigida dos alunos em cada modalidade.