carteira de estudante
Foto: Divulgação

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) está prorrogando, até o dia 15 de agosto de 2020, o prazo de validade das carteiras estudantis de 2019. Com a finalidade de viabilizar a entrega das novas carteiras nas entidades estudantis ou nas instituições de ensino, a Etufor amplia o prazo para que os estudantes possam continuar usando o transporte público normalmente.

A Etufor recebeu a documentação de 263.333 estudantes para solicitação de carteira estudantil de 2020. Deste total, 246.153 estudantes concluíram todo o processo, sem pendências, com o envio de documentos, biometria facial e confirmação de matrícula. Até o mês de julho, 218.623 carteiras já haviam sido entregues às entidades estudantis que estão efetuando a entrega das novas carteiras estudantis nas instituições de ensino.

Com a vigência das medidas de isolamento social para o combate ao Coronavírus e para não gerar aglomeração, o atendimento da Etufor está sendo realizado de forma virtual. Para isso, foi disponibilizada, em maio, uma plataforma on-line (https://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br).

Os estudantes devem aguardar a validação dos documentos por e-mail e a confirmação da matrícula. Os estudantes da rede particular que já realizaram a solicitação on-line devem pedir à sua instituição de ensino que faça a confirmação de matrícula após o pagamento do boleto. Somente após a confirmação das matrículas, as carteiras de estudantes serão desbloqueadas pela Etufor e entregues às entidades estudantis para distribuição segura dos documentos.

Para verificar o andamento, os estudantes devem acessar a página de Consulta de Solicitação de Carteira Estudantil.

A entrega dos documentos é de responsabilidade das entidades estudantis e a logística de distribuição prevê que as entidades distribuam nas escolas, universidades e faculdades. Caso a carteira esteja disponível no site para entrega, o estudante deve entrar em contato com sua escola que estiver com a secretaria funcionando ou entrar em contato com a entidade para receber o documento. As entidades estão organizando horários para a entrega diretamente ao aluno. Para informar-se sobre o endereço e contato da entidade estudantil, acesse a relação das entidades estudantis cadastradas.