Foto: Divulgação

A ventilação mecânica (VM) é uma tecnologia  de suporte respiratório, invasiva ou não, utilizada em Unidades de Terapia Intensiva, emergências, clínicas e em domicílio que consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. O ventilador mecânico tem a finalidade de ventilar, umidificar e oxigenar o sistema respiratório, chegando o mais próximo possível da respiração espontânea normal.

“O ventilador mecânico é um suporte para o profissional que atua na linha de frente, é importante saber de sua funcionalidade e tudo o que ele pode ofertar ao paciente para assim garantir um tratamento mais eficaz e salvar vidas, pois o paciente pode evoluir para uma síndrome respiratória aguda e precisar de um suporte respiratório”, explica a Assessora de Educação Permanente do ISGH, Tarsia Gadelha.

Com a receptividade dos profissionais e diante da necessidade de qualificação, a diretoria da Escola de Saúde e Gestão (ESG) decidiu ofertar no mês de Setembro o curso “Ventilação Mecânica na Prática”. No curso, o aluno será capaz de conectar os conhecimentos teóricos sobre o funcionamento e a configuração inicial do ventilador mecânico com a prática clínica.

“Ao desenvolver esta competência, destaca-se a importância do engajamento multiprofissional no correto manejo da ventilação mecânica, fato que pode impactar na melhoria contínua da assistência ao paciente crítico”, afirma o professor Rogleson Albuquerque Brito. O curso já está com inscrições abertas que podem ser realizadas pelo link: https://escoladesaudeegestao.com.br/cursos/profissionais-da-saude/ventilacao-mecanica-na-pratica

No curso serão abordados assuntos como a montagem do circuito, configuração do ventilador mecânico e monitorização de gráficos, princípios e os modos básicos em ventilação mecânica invasiva, demonstrações de configurações do ventilador mecânico, uso de dois simuladores, entre outros.