A Coordenadoria-Geral das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital de seleção de nível dos seus cursos regulares de idiomas em 2021.2. Conforme o edital, são ofertadas 134 vagas, distribuídas entre as casas Alemã, Britânica e Italiana.

A oferta de vagas de seleção de nível destinada à Casa de Cultura Francesa e aos cursos de Esperanto e Libras será preenchida por alunos veteranos que efetuaram a supressão da matrícula em semestres anteriores, em razão da pandemia de covid-19. No caso da Casa de Cultura Hispânica, não haverá seleção porque serão convocados candidatos classificáveis do processo seletivo anterior.

As inscrições começam às 8h do dia 23 de agosto às 23h59min e seguem até o dia dia 24 de agosto de 2021.

Para efetuar a inscrição, que não cobra pagamento de taxa, o candidato precisa usar conta do Gmail e preencher um formulário eletrônico. Caso não possua, ele pode criar uma conta gratuitamente.

No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a ordem de preferência de turmas para as quais pretende concorrer. Além disso, terá que comprovar ter cursado uma quantidade mínima de horas em um curso de língua estrangeira no qual foram trabalhadas as seguintes habilidades no idioma: leitura, escrita, fala e compreensão auditiva.

A seleção estabelece que o candidato será eliminado se não comprovar a carga horária mínima necessária, de acordo com o edital. Isso também ocorrerá se ele não seguir as orientações de preenchimento do formulário eletrônico de inscrição ou se inscrever em mais de um semestre.

O resultado final da seleção, após os recursos, está previsto para sair no dia 3 de setembro, no site da Coordenadoria-Geral das Casas de Cultura Estrangeira. As aulas estão previstas para ser iniciadas em 11 de outubro.

Enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais na UFC, em decorrência do isolamento social causado pela pandemia de covid-19, as aulas serão ministradas a distância.

Serviço

Confira o edital da seleção de nível da Casa de Cultura

Dúvidas específicas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas ao e-mail selecaocultura@ufc.br.