EDUCACAO-OK Educação Quem não conseguir uma vaga nas universidades públicas tem a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudo em cursos de instituições privadas de Ensino Superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições começam nesta terça-feira, 7, exclusivamente pela internet no site oficial. Os interessados têm até as 23h59min (horário de Brasília) de 10 de junho para realizar a inscrição.

O programa é uma alternativa para aqueles que não conseguiram uma vaga no ensino superior gratuito através do Sisu 2016, que seleciona novos alunos para universidades públicas.

Quem pode participar?

Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2015 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas, além de não ter tirado zero na redação. O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições:

-Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;

-Não possuir diploma de ensino superior;

-Apresentar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, para concorrer às bolsas integrais;

-Apresentar renda familiar bruta mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos, para solicitar as bolsas parciais.

O número de vagas para 2016 ainda não foi divulgado. Na edição mais recente, foram oferecidas mais de 200.000 bolsas, em 1.069 instituições.

Calendário

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de junho, e a segunda chamada, no dia 27 do mesmo mês. O prazo para quem não foi selecionado manifestar interesse de entrar para a lista de espera vai do dia 8 ao dia 11 de julho.

Fonte: O Povo