Iguatemi Fortaleza
Foto: Divulgação

Uma vez definidas pelo Governo do Ceará as datas para a retomada dos diversos setores da economia do Estado, o Shopping Iguatemi Fortaleza divulga seu Plano de Reabertura com os protocolos de biossegurança que deverão ser observados pela administração do mall, pelos colaboradores, lojistas e seus funcionários, prestadores de serviço e também pelos clientes tendo em vista a garantia da saúde coletiva.

“Com cautela, serenidade e responsabilidade, o Shopping Iguatemi Fortaleza planeja a volta da sua operação baseada em experiências nacionais e internacionais, boas práticas de outros setores e recomendações de profissionais da saúde para o processo de reabertura, com informações relacionadas a duas fases, além de seguirmos todas as determinações legais contidas nos decretos federais, estaduais e municipais”, esclarece Wellington Oliveira, superintendente do shopping.

Na fase 1, o Iguatemi Fortaleza abrirá diariamente, das 12h às 20h, a partir do dia 8 de junho. Só será permitido acesso de pessoas usando máscaras. A grande maioria das lojas retornará suas atividades. Não irão operar nessa fase inicial de reabertura do Iguatemi, salas de cinema, atividades de entretenimento, parques infantis, eventos e apresentações de teatro, bem como restaurantes e todas as operações de alimentação. Alguns serviços oferecidos pelo empreendimento e alguns espaços também terão seu uso limitado.

Estão suspensos os serviços de vallet, fraldário e empréstimo de carrinho de bebê e cadeiras de rodas. Ficam limitados os acessos a elevadores, sanitários e áreas administrativas. Meia hora antes do fechamento do shopping, será comunicado no sistema de áudio o tempo para o encerramento das atividades e o incentivo para antecipar o pagamento do estacionamento, evitando assim aglomerações e filas.

Todas as medidas de higienização e limpeza serão intensificadas e continuarão sendo aplicadas enquanto perdurar a pandemia. Os colaboradores do shopping envolvidos nas ações de combate ao COVID-19 serão treinados por especialistas nas áreas de saúde, comportamento e segurança. O shopping também preparou uma cartilha para orientação dos lojistas com recomendações gerais e específicas com base no segmento de atuação.

Dentre as determinações do Plano de Abertura está definido que o acesso ao estacionamento será realizado sem a necessidade de apertar botões para retirada de tíquete; a emissão do tíquete será automática. Ainda quanto ao estacionamento será reduzido o número de andares do prédio de estacionamento para diminuir ao máximo a necessidade de elevadores.

O Shopping Iguatemi Fortaleza também limitará o número de clientes circulando pelo mall. Por meio do sistema automático de contagem de público instalado em todas as portas de acesso ao shopping, haverá limitação da quantidade de pessoas que terão acesso simultâneo ao interior do shopping e as equipes de segurança restringirão a entrada de veículos e clientes quando o limite definido for atingido. O parâmetro a ser utilizado pelo Iguatemi Fortaleza será o de uma pessoa para cada 12m² de área do shopping, mais seguro que as recomendações internacionais de uma pessoa para cada 5m².

A higienização dos ambientes será reforçada, com periodicidade além do recomendado pelos órgãos competentes e autoridades de saúde. Serão instaladas lâmpadas UVC nas casas de máquinas do sistema de ar-condicionado, que também passarão a ser limpas semanalmente com quaternário de amônia, será realizada a troca de filtros mensalmente, sendo que a Anvisa recomenda a troca a cada 6 meses. Será aumentada a renovação de ar exterior com portas do shopping sendo mantidas abertas durante todo o período de funcionamento. Também serão instaladas lâmpadas UVC nas escadas rolantes para garantir que estejam sempre desinfetadas.

Já no interior das lojas, os lojistas serão orientados a seguir as determinações das autoridades e adotar controles visando limitar o acesso de clientes – um consumidor, também a cada 12m² de área de loja. Este limite de clientes estará afixado em cartaz na entrada de cada loja e a equipe do Shopping realizará inspeções periódicas visando o cumprimento desta norma.

Também será reduzida em 30% a quantidade de portas de acesso de pedestres em funcionamento para um maior controle sobre o fluxo de clientes. Nestas entradas haverá: aferição de temperatura dos clientes feita por equipe especializada, disponibilização de álcool gel 70%, indicação de fluxo de entrada e saída com marcações de piso, demarcação de piso com distanciamento regulamentado de 2 metros e cartazes orientativos sobre o COVID-19. Caso algum cliente esteja com temperatura superior a 37,5 °C, será recomendado que o mesmo procure uma unidade de saúde.

Nos restaurantes e nas praças de alimentação, quando autorizada sua abertura, serão adotadas medidas adicionais de controle (serviços Delivery manterão horário normal); redução de 50% na quantidade de lugares disponíveis com a retirada de mesas e cadeiras e redistribuição dos lugares, de forma a manter um distanciamento mínimo recomendado pelos protocolos entre mesas; disponibilização de álcool gel 70%, e recomendação aos lojistas para ampliação no uso de meios de pagamento touchless e incentivo ao uso de cardápios digitais, evitando menu físico.

Todo o mobiliário móvel do shopping será removido das áreas comuns, evitando aglomerações. Em caso de móveis fixos, serão instalados adesivos orientando o afastamento mínimo. O Plano restringe também o acesso de fornecedores e amplia a comunicação visual e informativa com o cliente.

“Shoppings são ambientes em que as pessoas circulam de forma organizada, espaçada, com grande amplitude de horário. Além disso, há controle de fluxo, higienização e limpeza constantes, o que torna os shoppings ambientes seguros e que podem auxiliar na divulgação de campanhas relacionadas à saúde pública”, reforça Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi Fortaleza.