enel
Foto: DIvulgação

O consumidor deve estar atento as novas tarifas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No mês de outubro a bandeira tarifária será amarela, o que significa um aumento de R$1,50 para cada 100 KhW consumidos. Nos meses de agosto a setembro a agência adotou a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, com acréscimo de R$ 4 para cada 100 kWh consumido.

Outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança de bandeira só foi possível porque a previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico.

A Aneel alerta que a bandeira amarela mantém a necessidade do uso consciente e do combate ao desperdício de energia.

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências; evitar ficar ligando o ferro e juntar roupas para passar de uma só vez; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, selecionar a temperatura morna no verão no chuveiro elétrico e tomar banhos mais curtos, de até 5 minutos.

Estas dicas contribuem para o uso da energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios. O impacto é sentido direto no bolso do consumidor.