Durante a pandemia, os gastos com bebidas e alimentos voltaram a ser o maior peso no orçamento das famílias brasileiras. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) representam 19,97% do orçamento das famílias brasileiras. No mês de agosto, o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) subiu 2,44% em 12 meses enquanto a inflação dos alimentos subiu 8,83% no período. Com o isolamento social, as pessoas se movimentaram menos e com o bares e restaurantes fechados, as vendas em supermercados dispararam. A maior demanda na é um dos fatores que pressionou a alta nos preços dos alimentos.

Segundo Anderson Locatelli, diretor executivo da Troco Simples – startup que simplifica transações financeiras que envolvem dinheiro em espécie -, para economizar na hora da alimentação vale o mesmo princípio básico de toda economia financeira: planejamento. O especialista ainda comenta que toda moedinha na hora das compras é dinheiro. “Para muitos, os centavos encostados na gaveta podem não parecer muito dinheiro. No entanto, se você for somar tudo no final do mês, verá que o peso dessas moedas deixadas de lado é grande nas suas finanças”, afirma.Pensando nisso, Locatelli separou 5 dicas para economizar durante as compras familiares de supermercado:

Conheça a sua inflação:

Para saber como a inflação de cada item impacta no seu orçamento, vale registrar os preços de produtos que você mais consome ao longo do tempo. Fazendo um  planejamento é possível saber quanto é o seu gasto por mês, e vendo as diferenças de um mês para o outro e de um ano paro outro, saberá como está a sua inflação. 

Faça uma lista de compras

Antes de sair de casa faça uma lista de tudo o que precisa comprar. É importante para você comprar apenas o que necessita, além disso diminuiu o tempo no supermercado. Lembrando que não há motivos para estocar comida dentro de casa. Comprar a quantidade certa para o número de pessoas da família pode evitar mais despesas no orçamento final.

Maneire no estoque

Evite compras compras mensais muito grandes, que ocupam espaço e podem passar da validade. Ir uma vez por semana ou a cada 15 dias ao supermercado pode ser favorável para aproveitar as ofertas. Comprar algo que já tenha em casa e que vá durar meses, como produtos de limpeza, também não é financeiramente interessante. 

Fique atento às promoções

Muitos supermercados têm dias especiais de produtos de limpeza e higiene, ou dia em que o hortifruti está mais barato. De acordo com o seu cardápio e a sua lista de compras, você pode escolher o dia que compensa mais ou que é mais vantajoso. 

Pesquise preços de outros estabelecimentos

Uma forma de economizar nas compras é comparar preços de outros estabelecimentos. Lembre-se que um produto pode estar na promoção em uma loja e na outra não. Vale ressaltar que não importa qual seja a mercadoria desejada, você sempre precisa pesquisar os valores dos produtos que quer comprar. 

Invista em pagamentos em dinheiro

Com dinheiro na carteira, fica mais fácil fazer um controle do que está gastando. Além disso, ao final das compras em dinheiro é possível receber o troco digital. Com a solução da Troco Simples, ao invés do consumidor receber o troco em moedas ou notas de pequeno valor, o troco vira crédito no próprio CPF. A vantagem é que crédito fica rendendo em nuvem e ainda pode ser usado para comprar em outros estabelecimentos parceiros.