Como medida de enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo Coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE),  suspendeu todos os exames práticos e de legislação aplicados pelo órgão e adotou um conjunto de medidas de prevenção contra a transmissão do coronavírus.

A suspensão vale até o dia 31 de março e também abrange todos os cursos, palestras, treinamentos promovidos para servidores próprios, de outros órgãos e para o público em geral, bem como as visitas às escolas de educação para o trânsito. Os candidatos que tiveram os exames cancelados serão informados posteriormente pelo órgão.

Conforme o Detran, a fiscalização de trânsito também passará por alterações durante o período de enfrentamento do Covid-19. Os agentes do Departamento de Trânsito e do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) irão atuar de forma educativa e não aplicarão multas, pelos próximos 30 dias, no caso das infrações de CNH vencida, Licenciamento vencido e Transferência de Veículos não realizada no prazo de 30 dias.

Já os serviços agendados tiveram sua capacidade de agendamento reduzida. A intenção é evitar aglomerações nos postos de atendimento e não gerar prejuízo para os motoristas e proprietários de veículos.

De acordo com o órgão, a fiscalização da Lei Seca continuará atuando, porém os testes de alcoolemia que utilizam o etilômetro ( bafômetro) só serão efetuados em condutores que apresentem sinais explícitos de embriaguez.

O Detran ressalta ainda que o site da entidade continuará disponível para serviços como agendamentos, consultas de placas, emissão de taxas e boletos, abertura de processos de primeiro emplacamento e transferência, além da solicitação de CNH definitiva.

As taxas e boletos bancários também podem ser pagas através dos sites e aplicativos bancários.