38435a32-2d3d-4210-aeb5-6adfded7dba3 Cotidiano
Foto: Divulgação

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno nas eleições no Ceará começaram a ser carregadas e testadas. Na Caucaia, a preparação tem início nesta terça-feira (25), no Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas, no Bairro Antônio Bezerra. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) estima que o trabalho de carga nas urnas para Fortaleza será finalizado nesta terça-feira.

No procedimento de cargas nas urnas, é inserido o cartão de memória de resultado de segundo turno nas urnas utilizadas no primeiro turno das eleições. Além disso, é realizado um teste em todos os componentes das urnas.

As urnas são lacradas e, conforme o TRE, assim permanecem até o dia da eleição. Todo o procedimento é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão.

Para os dois municípios, foram disponibilizadas 5.643 urnas eletrônicas, sendo 4.492 para as seções eleitorais de votação da capital e 601 urnas para as seções de Caucaia, além de 522 urnas reservas e 39 urnas eletrônicas para as mesas receptoras de justificativas, que funcionarão em Fortaleza (11), Jericoacoara, Aquiraz (Porto das Dunas), São Gonçalo do Amarante (Pecém), Aracati (Canoa Quebrada), Juazeiro do Norte, Caucaia (Cumbuco) e Sobral.