IMG_2141 Cotidiano Desde o começo da reforma das ruas e reorganização do trânsito no bairro Messejana, a população aguardava ansiosa pelo sistema de bicicleta integrada chegar na região. Nesta sexta-feira (23), o Terminal de Messejana recebe , às 9h, uma estação do Bicicleta Integrada, a primeira da região,  oferecendo 50 novas bicicletas para ampliar a oferta de alternativas de transporte à população. O acesso à estação é feito pela Avenida Jornalista Tomaz Coelho. Com a iniciativa, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza na cidade um total de 200 bicicletas somente do novo sistema, estando disponível nas estações dos Terminais Messejana, Siqueira, Papicu e Parangaba. Contando com o Bicicletar, as “bikes verdinhas”, Fortaleza dispõe agora de 1.000 bicicletas para os mais diversos perfis de deslocamentos. Ainda neste mês, o Terminal do Conjunto Ceará também receberá estação do Bicicleta Integrada.

Também nesta sexta-feira, será iniciado o cadastro no sistema no Terminal de Messejana. Para realizar o cadastro, basta que o usuário tenha 18 anos e apresente as originais e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e Bilhete Único, além de número de telefone celular válido e pessoal. O cadastro também vem sendo realizado nos Terminais do Siqueira, Papicu e Parangaba.

Regras para utilização

Com regras distintas do sistema Bicicletar, a utilização das bicicletas é gratuita, bastando que o usuário realize cadastro presencialmente no Posto de Cadastramento dos Terminais da Parangaba e Papicu, onde são feitas as adesões ao Bilhete Único Fortaleza, de forma que também não há taxa de adesão para a utilização do sistema. Para isso, é obrigatório ter 18 anos para se cadastrar e apresentar as originais e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e Bilhete Único cadastrado no CPF do usuário, além de número de telefone celular válido e pessoal.

O novo sistema funciona todos os dias da semana, sempre das 05 horas às 23h59 para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. O tempo de posse que o usuário tem direito à bicicleta é de 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente. Outro importante fator é que as bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras e vésperas de feriado poderão ser devolvidas até às 9h do dia útil subsequente, sem que haja penalidade para o usuário. O usuário pode retirar a bicicleta via Bilhete Único, Autoatendimento, ligando para 4003-0386 ou pelo aplicativo Bicicleta Integrada, disponível gratuitamente para iOS e Android. Site do projeto: www.bicicletaintegrada.com.

O usuário poderá valer-se desse benefício de forma ilimitada, desde que respeitado um intervalo mínimo de 3 horas entre cada uso. Se o usuário desejar retirar novamente a bicicleta ao término do período, sem penalidade, deverá devolvê-la normalmente e aguardar 3 horas para a próxima retirada. A cada hora de atraso na devolução da Bicicleta, o usuário terá o cadastro bloqueado por um dia. Seguindo a regra, um atraso de duas horas bloqueia o usuário por dois dias e, assim, sucessivamente. A medida é para proporcionar a rotatividade das bicicletas e que mais pessoas tenham acesso ao sistema. Importante saber que a Bicicleta Integrada não é compatível com o Bicicletar e, por isso, a devolução das bikes em estações que não pertencem ao Bicicleta Integrada acarretará em penalidade ao usuário.

Estações do Bicicleta Integrada

Terminal de Messejana

Acesso pela Avenida Jornalista Tomaz Coelho

 Terminal do Siqueira

Acesso pela Avenida Osório de Paiva, esquina com a Rua Raimundo Neri

 Terminal do Papicu

Acesso pela Rua Pereira de Miranda

Terminal da Parangaba

Acesso pela Rua Eduardo Perdigão

Anuncie em nossa revista impressa e online, ligue ! (85) 99644-1813

14089202_596266270556019_8641668231994724981_n Cotidiano