Foto: Divulgação

O resgate de um tamanduá-mirim foi realizado por equipes do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A ação aconteceu nessa quarta-feira (24), em uma residência, no Sítio Linha da Serra, na zona urbana de Guaramiranga.

A equipe foi acionada para atender uma denúncia sobre um animal da fauna silvestre que foi abandonado na frente de uma residência. Chegando ao local, a proprietária do imóvel, que é bióloga, confirmou o fato e entregou o animal, um tamanduá-mirim, aos policiais.

Após o animal ser recolhido, a composição seguiu até a Delegacia Municipal de Guaramiranga da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre a entrega do animal ao Sítio Tibagi. O local é credenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Lá, o tamanduá foi acolhido e ficará aos cuidados da bióloga que o encontrou.

A PMCE ressalta que sempre quando um cidadão se deparar com um animal silvestre, ao invés de tentar capturá-lo, deve acionar imediatamente o BPMA, por meio do telefone 190, para fazer o resgate e o encaminhamento do animal até um lugar seguro.