Foto: Divulgação

A união entre a beleza das plantas naturais e as cores do Natal em um projeto de estética diferenciada está embelezando as quatro praças da primeira etapa do Shopping Iguatemi Fortaleza. No início deste mês, as praças foram ornamentadas com a implantação de mais de 3.000 mudas de poinsettia (bico-de-paraguaio), planta de origem mexicana e muito usada em decorações natalinas por conta da sua coloração em vermelho ou em branco.

O projeto especial para o período de Natal e final de ano leva a assinatura do engenheiro agrônomo e paisagista Marco Aurélio Duarte, com plantas cultivadas especialmente para esse fim. Elas compõem os ambientes das praças, que foram reformadas no final de 2019 em um projeto co-assinado pelo próprio Marco Aurélio, pela arquiteta e urbanista Micheline Brito e pela paisagista Eltanir Canamary, e que já contavam com outras plantas naturais, como palmeiras, helicônias, alpíneas e folhagens diversas. Os espaços trazem ainda um mobiliário formado por pórticos que emolduram a área das praças; com uma série de pendentes feitos em cipó de imbé e com assinatura do artesão Francisco Alves de Souza, filho do Mestre da Cultura Pedro Balaieiro, de quem herdou o ofício; e com bancos artesanais em madeira com largura e profundidade que permitem momentos de parada e descanso para os clientes. Com a pandemia e os cuidados de segurança e a necessidade de se guardar o distanciamento foram retirados os puffs em crochê confeccionados por artesãs do município cearense de São Gonçalo do Amarante e que também compunham o espaço.

Segundo Marco Aurélio Duarte, a ideia do novo projeto paisagístico é dar a esses espaços um ar de praça ao ar livre e com um ambiente que ao mesmo tempo funcione como decoração natalina, dialogando com os frequentadores e passando uma sensação de acolhimento, tranquilidade e dos sentimentos positivos do espírito natalino. “As plantas selecionadas são tropicais e se adaptam facilmente a ambientes fechados ou com baixa luminosidade natural e dão uma beleza toda especial a qualquer ambiente. No caso da poinsettia, conhecida como bico-de-papagaio, a cor forte das folhas em tonalidades de vermelho e branco, além de um verde bem característico, remetem diretamente a esse período do ano”, complementa Marco Aurélio.