Projeto-surg Cotidiano
Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar, realizou ao longo desta semana, instruções de salvamento aquático para integrantes do projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV). Os adolescentes receberam, durante toda a manhã, instruções sobre utilização da prancha de surf, salvamento no mar e orientações de prevenção de afogamento na praia.

Para o Tenente Coronel Barreto, coordenador geral do projeto, é muito importante que os adolescentes tenham acesso a essas orientações, uma vez que essa faixa etária costuma aparecer com mais evidência nas estatísticas de afogamentos. “De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o afogamento é a 3ª causa de morte entre indivíduos entre 10 e 19 anos. Nas nossas praias, sempre damos uma atenção especial às orientações de segurança voltadas aos grupos de adolescentes que frequentam a nossa orla”, ressalta o oficial.

Preocupados com estas estatísticas, o CTDH vem difundindo, o projeto “Surf-Salva” (um dos vários projetos inseridos no projeto JBV), uma forma rápida de educação de surfistas na arte de prevenir e salvar. Curso completamente gratuito, sem fins lucrativos, surgido originalmente de uma experiência bem-sucedida no estado do Rio de Janeiro, nos anos 1980. O projeto se dedica a ensinar aos surfistas os procedimentos básicos nesses casos.

Os alunos do JBV tiveram a honra de ter essa aula sendo ministrada pelo Tenente Coronel Barreto, fundador e coordenador desse projeto “Surf-Salva” no estado do Ceará. A praia escolhida para esse treinamento foi a Praia da Leste Oeste, e contou com o apoio dos bombeiros militares, Subtenente Haroldo e Subtenente Oliveira, bem como com a presença de 40 alunos do JBV, que ficaram fascinados por esses ensinamentos.