cartorios em Fortaleza
Foto: Divulgação

Para garantir o registro neste período de flexibilização e do retorno gradual das atividades, o Comitê Gestor Municipal de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento Ampliação do Acesso à Documentação Básica e a Secretária Municipal da Saúde (SMS) vêm auxiliando as mães que tiveram recém-nascidos durante a pandemia que busquem os cartórios e garantam o acesso ao registro de nascimento.

“Desde o início da pandemia, mantivemos contato com os cartórios e reforçamos a importância do retorno gradual das atividades para que as mães não deixassem de registrar os recém-nascidos. Estamos em contato direto com o serviço social das maternidades e hospitais públicos para que os profissionais orientem as parturientes que os cartórios estão abertos diariamente em horários especiais”, ressalta a coordenadora do Comitê Municipal, Régia Delgado.

Os cartórios nas maternidades estão retornando de forma gradual. Já estão com atendimentos em horários especiais a seguintes maternidades: Hospital Jose Martiniano de Alencar, Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Hospital Dra. Zilda Arns(Hospital da Mulher) e Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Os horários atuais de funcionamento dos cartórios seguem até o dia 30 de julho e após esse período será avaliada a ampliação dos horários e o retorno dos plantões nas maternidades e hospitais.
A Associação Cearense dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Ceará) disponibiliza planilha com plantões de atendimento dos cartórios de Fortaleza.

Confira aqui a relação com datas, horários e endereços dos cartórios.