ciclofaixa-alexcosta Cotidiano
Foto: Alex Costa

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o WRI Brasil- ​Cidades Sustentáveis, uma instituição internacional de pesquisa, realiza na próxima sexta-feira (09/12) o Workshop “Mobilidade Corporativa: o papel das organizações no estímulo à mobilidade urbana sustentável”. O objetivo é reunir entidades e empresários para discutir como a iniciativa privada pode contribuir para estimular seus funcionários a usar meios alternativos de transporte, especificamente as bicicletas.

A iniciativa integra a política pública da administração municipal que tem ampliado os modais alternativos de transporte na cidade, como no caso da rede de ciclofaixas e ciclovias que cresceu 164​% nos últimos 4 anos, além dos novos sistemas compartilhados de bicicletas, o Bicicletar e o Bicicleta Integrada. “O primeiro passo foi ampliar e melhorar a nossa infraestrutura, oferecer bicicletas para os usuários e agora é o momento de buscar conscientizar a sociedade sobre como é importante estimular meios alternativos, como a bicicleta. A intenção é trazer para perto associações, sociedade civil organizada, empresários para construirmos um caminho cada vez melhor para quem opta pela bicicleta” explica o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia.

O evento vai contar com a presença do consultor internacional em planejamento cicloviário Warner Vonk e faz parte do trabalho da Iniciativa Global em Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies, em Fortaleza. A palestra do especialista, que será ministrada ​ em português, vai apresentar exemplos e oportunidades que já são realidade em outras cidades no Brasil e no Mundo. “Fortaleza está cada vez mais conectada com o que há de mais moderno em termos de desenho urbano, planejamento e infraestrutura. E é importante conhecer o que funciona em outros lugares para adaptarmos para a nossa realidade. E esse é um momento único para estimular esse movimento cicloviário na cidade” comenta o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, Dante Rosado. Outro palestrante será Guillermo Petzhold, especialista em mobilidade urbana do WRI Brasil -​ Cidades Sustentáveis, que falará sobre mobilidade corporativa buscando incentivar as organizações na promoção de deslocamentos mais sustentáveis de seus funcionários. Técnicos da Prefeitura de Joinville/SC também farão parte do evento quando apresentarão os incentivos que a gestão desse cidade está dando para as organizações se envolverem com a promoção do uso da bicicleta.

A WRI Brasil- ​Cidades Sustentáveis, parceira da Iniciativa Bloomberg e que apoia o evento, tem prestado consultoria à cidade na avaliação da rede cicloviária existente e também no planejamento para a expansão do sistema. “Estamos buscando conhecer mais e melhor como é possível crescer, oferecer mais segurança e garantir melhores condições para os​ciclistas” conclui a arquiteta da Coordenadoria de Gestão do Município, Beatriz Rodrigues.

Serviço


Workshop Mobilidade Corporativa: o papel das organizações no estímulo à mobilidade urbana sustentável
Data:
 09 de dezembro de 2016
Horário: 14hrs
Local: Hotel Luzeiros – Av. Beira Mar, 2600