img_20160704_094800792-680x500 Cotidiano Neste final de semana, no Lago Jacarey, mais uma etapa de demonstração do VAMO – Veículos Alternativos para Mobilidade será realizada. Nesta etapa do projeto-piloto, três veículos 100% elétricos, sendo dois modelos Zhidou EEC L7e-80 e um BYD e6, estarão disponíveis no sábado e domingo, dias 16 e 17 de julho, de 17h as 20h, para o fortalezense se familiarizar, possibilitando a realização de pré-cadastro e teste gratuito nos carros elétricos.

A estação itinerante do VAMO ficará localizada no calçadão do Lago Jacarey, na altura da rotatória da Av. Pedro Lazar e Rua Dr. José Furtado, em frente ao Trevo Açaí, a rota do teste vai percorrer o entorno do Lago passando pelas avenidas Joaquim de F Corrêa e Máximo Linhares. Para fazer o mini-passeio, basta que o condutor apresente a carteira de motorista (CNH) em uso há mais de um ano e em dia, que será o documento utilizado para fazer o pré-cadastro no sistema.

Nas próximas semanas, até o final deste mês, a estação itinerante do VAMO vai percorrer também diversas áreas da cidade, em potenciais locais de implantação das estações de compartilhamento, dentro da Programação da Demonstração, a ser anunciada e sujeita a alterações. A estação itinerante já passou pela Praça do Ferreira, no Centro, pela Avenida Beira Mar e pelo North Shopping Jóquei.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o projeto pioneiro no Brasil terá sua implantação concluída em setembro de 2016, ampliando as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza.  Além da emissão zero de poluentes e da baixa poluição sonora, o VAMO busca incentivar e consolidar o conceito de compartilhamento na cidade. A operação completa do novo sistema, dividida em três etapas de implantação, se dará quando a cidade contará, ainda neste ano, com o total de 20 carros elétricos, sendo 15 Zhidou e cinco BYD, distribuídos em 12 estações.