Foto: Reprodução

A Prefeitura de Fortaleza iniciou na última sexta-feira (25/09), as intervenções para mais um binário na cidade, a ser implantado no bairro Messejana (Regional VI). As melhorias envolverão as ruas Santa Efigênia, Angélica Gurgel e João Ivo, que receberão medidas para melhor utilização do espaço viário, com redução de conflitos veiculares, além de maior segurança na travessia de pedestres e deslocamento de ciclistas. Os trabalhos ocorrerão sempre no período noturno por conta do trânsito na região e contarão com o apoio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) no local.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a AMC e a Secretaria Regional VI, o novo projeto conclui a última etapa do pacote de binários no bairro Messejana, que já havia sido contemplado com seis binários, reordenando e organizando o trânsito na região.

As novas ações procuram dar maior fluidez ao tráfego na região, melhorando a circulação local e de passagem, no quadrilátero compreendido entre a Avenida Jornalista Tomaz Coelho, BR-116 e as ruas Jundiaí e Padre Pedro de Alencar, além de facilitar o acesso de ônibus urbanos ao Terminal de Integração de Messejana e dos ônibus intermunicipais ao Terminal Rodoviário de Messejana.

Vias a serem contempladas

As intervenções terão início pela Rua Santa Efigênia, que, após a implantação, passará a ter sentido único norte/sul (Messejana-Ancuri), no trecho entre a Avenida Jornalista Tomaz Coelho e a Rua Uberlândia. Nesta etapa, também será renovada a sinalização de trânsito nas Ruas Santa Ângela e Santa Rosália.

As mudanças também ocorrerão na Rua João Ivo, que, após a conclusão dos serviços, também passará a operar apenas em sentido único norte/sul (Messejana-Ancuri), entre a Avenida Jornalista Tomaz Coelho e a Rua Aveledo.

Fazendo o sentido oposto, a Rua Angélica Gurgel passará a operar apenas com fluxo sul/norte (Ancuri-Messejana), no trecho entre a Rua Aveledo e a Avenida Jornalista Tomaz Coelho. Dentro deste projeto, serão implantados prolongamentos de esquinas do tipo calçada verde ao longo da Rua Angélica Gurgel, que também receberá ciclofaixa bidirecional de cerca de 680 metros de extensão, no trecho entre a Rua Jundiaí e a Avenida Jornalista Tomaz Coelho. A nova infraestrutura cicloviária vai se conectar à ciclofaixa já existente na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, proporcionando mais deslocamentos seguros para ciclistas na região.

Linhas de ônibus

Aqueles ônibus que antes se deslocavam na Rua Angélica Gurgel com sentido norte/sul (Messejana-Ancuri), após a conclusão dos serviços, passarão a utilizar a Rua Santa Efigênia para atender à população:

619 – Paupina

620 – Pedras (Corujão)

621 – Pedras

622 – Pedras II

628 – Sítio São João / Santa Maria

630 – Itamaraty / Elisabeth II

631 – Carlos Albuquerque

632 – Alto Alegre /Messejana

636 – Conjunto Palmeiras / Parque Santa Maria

637 – Conjunto Maria Tomásia / Santa Filomena

639 – Planalto Coaçu / Messejana

647 – Luiz Gonzaga / Messejana

653 – Santa Fé

681 – Alameda das Palmeiras