entrega-papel-da-casa Cotidiano
Foto: Divulgação

O prefeito Roberto Cláudio, secretários municipais e vereadores da Câmara de Fortaleza participaram do projeto Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro, nesta quarta-feira (22), no Conjunto Palmeiras. O ato contou com a entrega do papel da casa para 230 famílias e a visita dos gestores nas principais obras do bairro. O Conjunto Palmeiras foi escolhido por ter, na capital, o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medida da Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.

A entrega do primeiro lote dos Termos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) – conhecido como papel da casa – é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), e o Ministério das Cidades.

A meta é regularizar 1.000 imóveis de interesse social no Conjunto Palmeiras. Com o benefício do papel da casa, as famílias podem acessar linhas de crédito para melhorias na infraestrutura residencial e, o mais importante: garantia de segurança patrimonial do imóvel. “O papel casa é garantir o direito de quem tem uma propriedade, mora nela há mais de 20 anos e nunca teve a posse legal. Com o apoio do Governo do Estado, nossa meta é regularizar 5.000 propriedades ao longo dos próximos quatro anos”, comentou o prefeito Roberto Cláudio.

Após a entrega dos documentos, Roberto Cláudio e os gestores percorreram obras e equipamentos públicos do bairro. A primeira visita foi no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Conjunto Palmeiras. O local foi totalmente requalificado e inaugurado em agosto de 2016 por Roberto Cláudio. O CRAS faz todo o cadastro de programas sociais e é, muitas vezes, o primeiro acolhimento a moradores de rua, dependentes químicos e vítimas de violência , encaminhando-os para o serviço de acolhimento e acompanhamento.

As obras de requalificação do Palmeiras 2 também foram acompanhadas. As vias receberão infraestrutura de pavimentação e saneamento básico. De acordo com a moradora Camila Teixeira, a comunidade espera esta obra há mais de 20 anos.

A visita terminou na Areninha do Sítio São João, inaugurada em junho de 2016.

“O projeto Prefeitura e Câmara em Nosso Bairro é uma iniciativa muito rica para aproximar, nos ensina a olhar diferente para os problemas e às reais prioridades de uma cidade. Além disso, dá voz para que as lideranças falem, prestem seus sentimentos, seus desejos e estimula uma prática democrática de governo”, afirmou Roberto Cláudio.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, acredita que o projeto trará inúmeros benefícios para a cidade. “Essa boa parceria entre a Câmara e a Prefeitura já existe nos últimos anos. Agora, há esta novidade. É muito positivo nós juntos indo à comunidade, ao encontro da população, para ouvir o morador, escutar e atender suas demandas”, comentou.