Além de adicionar beleza e mais vida a casa, as plantas proporcionam outros benefícios, entre eles, livrar o ar de possíveis impurezas. Além disso, a presença de uma planta no interior de seu lar possibilita o contato direto com a natureza, mesmo em ambientes fechados, ajudando a relaxar.

Um estudo publicado no The Scientific Electronic Library Online comprova que o ar que respiramos contém os chamados VOCs (compostos orgânicos voláteis), entre os poluidores mais comuns encontrados no ar, que boa parte das plantas consegue filtrar, estão o formaldeído, tricloroetileno, xileno, amoníaco e benzeno. De acordo com o jardinista Fabrício Pereira, “muitas espécies são ótimas ‘limpadoras de ar’, neutralizando ou reduzindo diversos tóxicos que contaminam o ambiente, além de atuarem na umidade do ar, aumentando-a ou diminuindo-a”.

Fabrício traz uma lista de espécies que podem ajudar na limpeza do ambiente, principalmente nesta época em que estamos tão atentos à questão de saúde por conta do Coronavírus.

– Aloe Vera: Também conhecida como babosa, a planta é ideal para cultivo em vasos. Para se manter saudável, a aloe vera necessita de pouca água e muita incidência de sol. Um ponto interessante é que a planta ainda alerta quando o ar está muito poluído: surgem pequenos pontos marrons em suas lindas folhas verdes.

– Orquídeas:  De acordo com o jardinista, as orquídeas “realizam a troca do oxigênio durante o período da noite, sendo uma ótima opção para se manter no quarto”. O profissional revela que esta espécie filtra o xileno, que está presente em colas e tintas. A espécie necessita de pouca exposição ao sol: quatro horas já são o suficiente para manterem-se saudáveis.

– Samambaia: Além de serem ótimas para retirar as impurezas do ar, existem estudos que sugerem que as samambaias ainda são capazes de remover arsênico e mercúrio do solo. Esta espécie necessita de um ambiente mais úmido e com luz indireta, fugindo das regras da maioria das plantas de interiores, além de precisarem ser regada com maior frequência.

– Pleomele: Pleomele é uma planta tropical muito resistente. A beleza de suas folhas chama atenção. Ela pode ser utilizada no interior em vasos ou plantada em jardins. A pleomele está entre as plantas indicadas pela Plants for Clean Air Council (PCAC), organização criada a partir de uma pesquisa da NASA para identificar meios de melhorar a qualidade do ar. Apesar de ser uma planta tropical a pleomele prefere o luz indireta ou meia- sombra.