nibus Cotidiano Os usuários dos transportes coletivos de Fortaleza, já podem se acostumar com a nova ideia de subir pela frente. A partir da próxima segunda-feira (17) os ônibus do transporte público da capital passarão a ter a catraca na parte da frente dos veículos, próxima ao motorista. Inicialmente, a alteração acontecerá em 57 veículos de 18 linhas.

A capital cearense, atualmente é a única que ainda mantém a catraca posicionada na parte traseira dos veículos. A mudança faz parte de um projeto piloto que pretende adequar a distribuição da demanda no interior dos veículos à sua construção mecânica. Os ônibus utilizados operam em linhas de pequenos trajetos e demandas, que realizam rotas alimentadoras, interligando os bairros aos terminais.

A partir da adaptação dos passageiros, o novo modelo de catraca será instalado nas demais linhas.

O Município conta com 2.251 veículos em sua frota cadastrada, sendo 440 com ar condicionado e 200 com wi-fi. Este foi um atributo de conforto solicitado por 43% dos usuários entrevistados em pesquisa de satisfação do transporte público. A Etufor não informou as linhas de ônibus que serão alteradas.