20170701110351_IMG_4730 Cotidiano
Foto: Reprodução

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na manhã deste sábado (01), o 15º binário de Fortaleza, implantado no Parque Santa Rosa. A intervenção permitirá o convívio harmonioso entre pedestre, ciclistas e pessoas com mobilidade reduzida no entorno das ruas Tulipa Negra e Eduardo Araújo.

Durante a inauguração, o Prefeito destacou a importância da divisão das vias para a comunidade. “Era uma reivindicação antiga. Em virtude do aumento de veículos na área, surgiu a necessidade de instalação de um binário que pudesse dar fluidez no tráfego, com uma infraestrutura cicloviária mais adequada”, afirmou.

O binário do Parque Santa Rosa faz parte de um conjunto de novas intervenções previstas para este ano. “Existe um outro em implantação também na Regional V que deverá ser entregue nos próximos meses, na Vila Manoel Sátiro, que vai criar um caminho de entrada e saída dentro do bairro”, informou Roberto Cláudio.

O Prefeito aproveitou para anunciar a instalação de binário no bairro Parangaba. A ideia é acabar com o “nó” que envolve o terminal de passageiros, shopping metrô e VLT. “Vamos desviar o tráfego que na área das avenidas Osório de Paiva e Augusto dos Anjos. O projeto será entregue em duas etapas, sendo a primeira, ainda neste ano, envolvendo os bairros Parangaba e Maraponga”, ressaltou.

Requalificação
As obras do binário envolveram diretamente as ruas Tulipa Negra e Eduardo Araújo, que foram requalificadas com novo pavimento e calçamento, serviços de microdrenagem, como nivelamento de pontos de visita (tampas de bueiros) e requalificação de calhas de drenagem, além de nova iluminação e requalificação de pontos de parada de ônibus.

Com a intervenção, a Rua Tulipa Negra agora opera no sentido oeste-leste (Parque Santa Rosa – Mondubim), enquanto a Rua Eduardo Araújo passa a ter sentido inverso leste-oeste (Mondubim – Parque Santa Rosa). O sentido único destas vias será no trecho entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral. Nenhuma linha de ônibus será alterada.

A partir de agora, a Rua Eduardo Araújo conta com uma ciclofaixa bidirecional, entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral, e uma ciclorrota no trecho entre as ruas Pedro Cabral e Manuel Sátiro. A iniciativa garante uma ligação cicloviária de 1,8 Km desde a Rua Cônego de Castro até a estação de Metrô Aracapé.

Fortaleza conta, atualmente, com um total de 210,8 Km de espaço exclusivo aos ciclistas, o que representa um aumento de cerca de 210% desde o início da atual gestão.

O novo Binário no Parque Santa Rosa, concebido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), conta com a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e a Regional V.