Foto: Divulgação
Acaba de ser estabelecida, entre a Green Eletron, entidade gestora, sem fins lucrativos, de logística reversa de eletrônicos e pilhas, e o Consórcio Intermunicipal CORES – Cariri Oriental, uma parceria inédita. Ao todo, nove cidades da região cearense serão contempladas. O objetivo da ação, que já está em andamento, é promover o descarte ambientalmente adequado de pilhas sem utilidade, garantindo uma destinação final ambientalmente correta.

Com a nova parceria, a Green Eletron conseguirá atuar em diversos municípios em prol de um objetivo comum, o cuidado com o meio ambiente por meio da reciclagem das pilhas. “O consórcio Cores – Cariri Oriental é o primeiro neste modelo. Sabemos que a união é fundamental para o sucesso de um projeto como esse, porque a logística reversa funciona de uma maneira mais efetiva quando planejada coletivamente”, explica Ademir Brescansin, gerente executivo da gestora.

Descarte consciente

A população cearense das cidades de Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras poderá, a partir de agora, buscar aqui os locais mais próximos contemplados pelo consórcio para descartar as pilhas que já não têm mais utilidade. “Para concluirmos o processo, precisamos que os consumidores estejam engajados com a forma como descartam seus resíduos. Sem eles, o programa não funciona. Por isso estamos concretizando esse consórcio, que vai facilitar o acesso das pessoas aos locais que recebem os produtos nessa região”, conta Brescansin.

“Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’, que divulga materiais e informações importantes”, completa. No site https://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso aos conteúdos e dados sobre a geração destes resíduos e baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.